POR camila nicacio*
Aos que prestam cotidianamente um desfavor ao Brasil, Senadores da República,
não imagino que leiam este e-mail. Pergunto-me mesmo o porquê de escrevê-lo. Não encontro muitas razões, mas uma ou duas me vêem à mente de maneira bastante clara.
A primeira é a de que o mais espantoso não é perceber o escárnio e a falta de respeito com que vocês tratam o Povo Brasileiro: o episódio da absolvição deste fascínora chamado Renan Calheiros poderia ter se repetido qualquer que fosse a conjuntura política; o partido atual na Presidência; o clamor popular; a mobilização midiática... Vocês fazem desta maneira independentemente de todos esses fatores. Vocês achincalham a República, as nossas instituições democráticas ainda tão jovens e envergonham o país interna e externamente. Vocês fazem deste modo e talvez precisemos de mais 500 anos de vida política para falarmos em "estado democrático de direito", em que a Nação venha à frente de interesses pessoais e partidários imundos como os seus.
A segunda razão vem do fato de que os trabalhadores deste país - aqueles que se levantam cedo e dormem tarde depois da labuta nas lavouras de cana; todos os leiteiros, jornaleiros, pedreiros, camelôs que vivem a peleja diária pela sobrevivência; todas as mentes criativas e brilhantes que nos honram e nos projetam para além de nossos limites territoriais, valorizando nossa cultura e tradição; todas as lavadeiras, professores e motoristas de ônibus - todos, todos e todos eles vão continuar a viver. Vão continuar a despeito da falta de compromisso, de respeito, de coerência, de hombridade... da falta de tudo o que vocês poderiam significar e são apenas uma nostálgica lembrança.
Enquanto vocês - todos vocês - na medida de sua responsabilidade, por suas ações e omissões, forem compondo página virada na história recente deste país, como mais um espetáculo infame de apropriação do público pelo privado, o Povo Brasileiro vai continuar, parafraseando o poeta, "apesar de vocês".
Com toda a desilusão que é possível mensurar,
Camila Silva Nicácio É ADVOGADA, MESTRE EM Direito pela Unversidade de París, e em
novembro inicia seu curso de doutorado na mesma universidade
16 setembro 2007
ira cívica - carta aos senadores da república
Postado por
manuelzinho rabelo
às
19:16
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Manuelzinho,
É bom ver que ainda temos pessoas que pensam e falam das injustiças do nosso país.
Você não é o único revoltado com a política e impunidade que vivemos, mas com certeza é um severo questionador.
Adorei as fotos, lindíssimas e de muito bom gosto.
Parabéns!!!
E boa sorte.
Abraços,
Silvia Tironi
Postar um comentário