Powered By Blogger

04 fevereiro 2008

ORCAMENTO PARTICIPATIVO: INSTRUMENTO DEMOCRÁTICO

Claudia Siqueira *



Desde o ano de 1989, a partir da experiência pioneira da prefeitura de Porto Alegre-RS, vários municípios e estados brasileiros adotaram o Orçamento Participativo, que permite à população participar da elaboração do orçamento. Há duas formas pelas quais pode ser realizada essa participação popular:

- durante a fase de elaboração do Orçamento, quando o projeto de lei está sendo preparado na Prefeitura ou no Governo do Estado.

- em audiências públicas, realizadas nas Câmaras Municipais ou Assembléias Legislativas, quando o povo é convidado a conhecer, em detalhe, o orçamento que está sendo elaborado, e opinar sobre ele, informando e sendo agente na definição de prioridades, por exemplo, as obras e serviços mais importantes para seu bairro ou região.
Com a implementação do orçamento participativo,
o povo, de forma democrática, pode diretamente participar da decisão de se construir ou uma praça ou uma escola pública; adiar a construção de uma ponte para concluir a construção de um hospital.
É importante observarmos que a democracia participativa garante que a democracia representativa seja mais democrática.
O sucesso do orçamento participativo é demonstrado pelo crescente interesse de municípios brasileiros e em todo o mundo pela adoção deste mecanismo.
No Brasil, entre 1989 e 1992, 12 municípios realizaram o orçamento participativo. De 1993 a 1996 foram 36 municípios. De 1997 a 2000 foram 103 municípios e de 2001 até o início de 2004, estimava-se que cerca de 300 municípios adotavam o orçamento participativo.

* Cláudia Helena M. de S. Lima
Bacharel em Direito e nos honra com seus artigos

2 comentários:

Anônimo disse...

A implantação do Orçamento Participativo significou um momento histórico para a Cidade de Fortaleza. A Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria do OP/SEPLA e das Secretarias Regionais, iniciou em 2005 a construção desse importante mecanismo de participação popular.
A prefeita Luizianne Lins empossou 166 delegados representando os diversos setores da sociedade civil que vão acompanhar o Plano Plurianual (PPA) Participativo, tanto no restante de sua elaboração quanto na apreciação e votação pela Câmara Municipal de Fortaleza

Anônimo disse...

Lindo texto impregnado de lirismo social.Poesia em prosa. Mergulhei nas reminiscências do escritor Carlos Gontijo; este é o maior dom do grande artista:fazer as outras pessoas compartilharem seus sentimentos e percepções.